Recursos Humanos [RH]

GESTÃO DE COMPETÊNCIAS

Num mercado global tão competitivo como o atual, as organizações precisam estar muito bem preparadas para conseguirem subsistir e obter alguma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. Para tal, será necessário que se preocupem continuamente com a melhoria das suas práticas, do seu desempenho e especialmente do desempenho dos seus recursos humanos, o que implica uma crescente preocupação com o desenvolvimento das suas competências potenciando, desta forma, o desenvolvimento de talentos nas empresas e o seu crescimento.


O que é então a Gestão de Competências

É a capacidade da Organização identificar todas as competências técnicas e comportamentais necessárias para o desempenho das diferentes funções, identificando eventuais lacunas e implementando metodologias que potenciem o desempenho dos talentos humanos, permitindo-lhe distinguir-se positivamente no mercado.

O sucesso de hoje não é garantia do êxito de amanhã, como tal, a superação dos indicadores e das competências organizacionais e profissionais é o que permitirá às empresas fazer frente às oportunidades e ameaças com que se deparam diariamente.


Objetivos da Gestão de Competências

  • Orientar os gestores para as estratégias, objetivos, resultados e cultura organizacionais;
  • Desenvolver vantagens competitivas, atualizando de forma permanente o conjunto de competências que a organização possui.
  • Recolher maior e melhor informação quanto aos comportamentos valorizados;
  • Melhorar a qualidade e do comportamento orientado para o cliente;
  • Eliminar lacunas de competências;
  • Desenvolver uma cultura de feedback construtivo;
  • Fundamentar decisões de promoção, reconhecimento e recompensa.


Principais Benefícios da Gestão de Competências:

  • Maior envolvimento e integração da área de RH às estratégias e objetivos organizacionais;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Adequação dos trabalhadores aos seus cargos, facilitando a motivação e a produtividade;
  • Maior facilidade na definição das necessidades de formação e desenvolvimento individual;
  • Conhecimento das características pessoais, do potencial e das limitações dos trabalhadores;


Metodologia de Intervenção da XZ

Gestão de Competências

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