O valor da Proximidade na Cadeia de Valor

As empresas estão diferentes. As necessidades são distintas. Estas poderiam ser as sentenças com que terminávamos o presente texto, mas ou invés disso, é daqui que desejamos partir. Aliás, para nós estes são dois pontos completamente consolidados: o tecido empresarial português é hoje fruto de uma profunda evolução que o conduziu para um patamar em que as suas exigências e necessidades são distintas de um passado recente.

Seria completamente redundante desejarmos, mesmo que de forma muito sucinta, expormos aqui as causas, processos e resultados do caminho realizado pelas Organizações até este ponto, porém é importante ressaltarmos duas características que premeiam de forma mais ou menos consolidada as Organizações presentemente: 1) a procura do melhor preço ao invés da procura do melhor investimento; 2) a busca de mais trabalho em detrimento da melhor rentabilidade. Falamos de duas áreas fundamentais em qualquer estrutura: compras e produção e, por isso, assumem tanta importância. É igualmente claro que os departamentos de compras e produção, por inerência o de vendas, se encontram fluentemente e intimamente ligados, mais não fosse porque a crescente competitividade do mercado assim o exige. É claro que decisões menos corretas nas compras resultam em resultados menos bons na produção e vendas e, igualmente, o contrário também é uma realidade.

Por isto, é de extrema importância percebermos o valor do melhor investimento em detrimento do melhor preço em toda a cadeia de valor, por outras palavras, bons investimentos refletem-se em todos os processos organizacionais, representado retorno no médio e longo prazo. Mas vamos ilustrar a ideia com um exemplo que é muito significativo para a XZ Consultores: a proximidade. Se lhe perguntarmos qual o valor da proximidade para a sua Organização, saberia responder-nos? Se lhe perguntar qual o valor da disponibilidade constante, conseguia quantificar a mais-valia Organizacional? E se o desafiar a pensar na presença baseada na experiência, consegui indicar o retorno para a sua Empresa? Pois é exatamente isto que defendemos quando falamos em proximidade na XZ Consultores. Aliás, sabemos que os melhores investimentos não são aqueles que numa perspetiva de curto prazo lhe permitem ter uma mais-valia económica de alguns euros, são os que lhe propõe uma visão de proximidade e disponibilidade, de presença e resposta constante às suas necessidades. São as soluções em que somos todos parte da mesma equipa e, no final, o objetivo de cada um seja o mesmo: os melhores resultados possíveis em cada momento.

Assim, na XZ Consultores não abdicamos da proximidade pois sabemos o Valor que tem para a sua Organização ter um parceiro que é parte ativa do seu projeto.

 

Nicolau Roque, Delegação Centro

XZ Consultores, SA