inbalance | Em que consiste?

inbalance

Tendo por base a Lei nº102/2009 de 10 de Setembro (ponto 3 e respetivas alíneas, do artigo 5.º) refere que “A prevenção dos riscos profissionais deve assentar numa correta e permanente avaliação de riscos e ser desenvolvida segundo princípios, políticas, normas e programas …” e dado que as consequências para a sociedade, decorrentes da insuficiente identificação dos perigos, avaliação e minimização ou anulação dos riscos, são de tal forma significativas, os principais Gestores reconhecem a sua relevância no atual contexto de imperiosa necessidade de otimizar todos os recursos.inbalance

É neste contexto que nasce o inbalance, uma plataforma online, acessível através de uma credencial de acesso, com cinco módulos de avaliação de riscos, sendo que cada um dos módulos está relacionado com um tipo de risco: biológico, químico, físico, psicossocial, ergonómico e psicossocial.

Cada módulo de risco tem os seus próprios instrumentos de avaliação e fatores decisivos distintos, para avaliar o posto de trabalho quanto à sua adequabilidade ao/à trabalhador/a, à sua envolvente física, aos fatores inerentes da própria atividade desenvolvida e à satisfação do/a trabalhador/a.

A plataforma não necessita de instalação, funcionando em qualquer instrumento tecnológico com acesso à Internet. Os instrumentos de avaliação são preenchidos online, por solicitação. A plataforma terá também um repositório de conhecimento, no qual se podem encontrar artigos e informação técnica e científica relevante, atualizada periodicamente.

De suporte à sua aplicação e apresentação de resultados, para além da plataforma de avaliação propriamente dita, este produto é composto por um manual de enquadramento de cada módulo de risco e um relatório onde são apresentados os resultados, aspetos críticos e principais conclusões.

Assim, o inbalance assume-se como um contributo, técnico e organizacional, para a melhoria das condições de trabalho, o incremento da sua segurança, a redução dos acidentes e incidentes e a minimização das doenças profissionais, garantindo uma maior competitividade às Organizações.

 

Isabel Gomes, Engenharia de Segurança

José Cruz, Consultor Informático

XZ Consultores, SA

 

 

 

<< Voltar