Entrevista com David Rodrigues - Adjunto Executivo da Cruz Vermelha de Braga

CVP BragaAbordamos David Rodrigues, Adjunto Executivo da Cruz Vermelha de Braga (CVPB) no sentido de fazer um balanço da colaboração entre a XZ Consultores e esta instituição, a qual já conta uns anos, e também auscultar expectativas desta parceria no futuro.

Esta entrevista contou também com a presença e colaboração de Paula Rodrigues, Gestora da Qualidade da CVPB.

Traçando o histórico da nossa relação, David Rodrigues referiu a ligação da CVPB à XZ desde 2008, passando pelo convite em 2012 que foi endereçado ao nosso Administrador para o jantar humanitário da CVPB, dado o perfil solidário e a importância que reconhecem a este no seio da comunidade bracarense. Foi também referida colaboração na melhoria contínua em processos de formação e consultoria nos quais colaboramos e que, segundo David Rodrigues, permitiu que a instituição atingisse um “patamar superior”.

Dado o perfil do nosso Administrador Único referido mais acima, verificou-se recentemente o convite ao Eng.º Júlio Faceira para que este integrasse a Direção da CVPB. “Ter uma pessoa com os valores do Eng.º Faceira foi (um passo) muito importante. Por essa via, se as relações com a CVPB estavam bem, ficaram melhores”. Neste sentido, “o projeto house in first (que visa promover alojamento para pessoas sem abrigo) teve um impulso”. Mas David Rodrigues acredita que mesmo que o Eng.º Faceira não fizesse parte da Direção da instituição, iriam sempre contar com todo o apoio da XZ Consultores, SA.

No que respeita a aspetos diferenciadores da nossa relação, concretamente no âmbito das atividades de responsabilidade social, no projeto Geração Tecla – E5G, David considera que o facto de termos contribuído financeiramente e ajudarmos a dinamizar as atividades junto das crianças que apoiam foi diferenciador e importante. O facto de intervirmos na CVPB como técnicos e simultaneamente participarmos nestas atividades “é interessante”, considera. Para salientar o nosso envolvimento efetivo nestas atividades referiu uma expressão que os ingleses têm – “a diferença entre o porco e galinha. A galinha põe o ovo mas o porco dá o bacon, dá um pouco mais”. Ainda em relação à Festa de Natal deste ano, David considera que o apoio que também demos na aquisição de camisolas polares para as pessoas sem-abrigo também foi muito importante, pois o valor das prendas dadas a estas pessoas seria algo que a instituição, com os seus recursos, não conseguiria assegurar. Parcerias como a que têm com a XZ são importantes, num registo de continuidade e caráter permanente.

Em relação às expectativas para 2015, gostariam de manter connosco a colaboração no acompanhamento técnico e também nas atividades de responsabilidade social. No que respeita à nossa intervenção enquanto prestador de serviços, a flexibilidade na intervenção da XZ é valorizada. Considera que mesmo em termos financeiros, esta relação tem impacto. “Estávamos a tentar concentrar os serviços de Medicina no Trabalho e Higiene e Segurança no Trabalho na mesma empresa prestadora de serviços e claramente conseguimos. Sem termos revelado preços da concorrência, conseguimos um valor mais competitivo”. Mas David refere que em todas as articulações com a XZ tentam que ambas as entidades sejam sustentáveis, o que revela a transparência e respeito mútuo de ambas as entidades.


Entrevista realizada a 16 de janeiro de 2015, nas instalações da sede da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa.

Emília Costa, Consultora e responsável pelas atividades de Responsabilidade Social
XZ Consultores, SA

<< Voltar