Entidades Formadoras Certificadas

O atual contexto formativo, obriga as entidades privadas e públicas que desenvolvem formação profissional a obterem a Certificação de Entidades Formadoras e a cumprir alguns requisitos, que lhes concederá o reconhecimento da capacidade de desenvolvimento das diferentes fases do ciclo formativo, concedido por áreas de educação e formação nas quais actua.

Tendo em conta as alterações impostas pela Portaria nº 851/2010, de 6 de Setembro a XZ Consultores divulga dois produtos específicos para lhes dar resposta, Certificação e Formação:

- CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES FORMADORAS

- Formação Avançada em GESTÃO/COORDENAÇÃO DA FORMAÇÃO – 60H

A XZ Consultores agradece a confiança das seguintes Entidades Formadoras: BLB Engenharia, AESOP, Formaterapia, APECDAP, ASCUDT;


Igualmente, o novo sistema de certificação, trouxe como novidades relativamente às anteriores Acreditações, a certificação sem distinção por domínio, mas sim por áreas de educação e formação, um referencial de qualidade da certificação, sem prazo de validade mas com auditorias periódicas e avaliação qualitativa do desempenho com base em indicadores.

Será também de ter em conta que apenas as entidades certificadas, terão reconhecimento no mercado, nomeadamente através da publicação em sítio oficial do nome das entidades certificadas.

Do ponto de vista legal apenas as entidades certificadas têm acesso a financiamento público para a formação, usufruem de isenção de IVA nos produtos e serviços de formação e permitem a dedução das despesas em IRS com formação profissional.

Assim, a obtenção da certificação, ou a transição das entidades Acreditadas para a certificação torna-se um passo essencial para a sobrevivência das entidades prestadoras de serviços de formação. As entidades com acreditação válida começaram a ser notificadas para a transição no 2º Semestre de 2011.


A XZ Consultores, S.A. fruto da sua experiência em gestão e apoio à implementação de referenciais com obtenção de certificação, coloca ao serviço das entidades formadoras, um serviço de apoio à implementação, ou transição da acreditação, para a certificação e uma Pós-Graduação em Gestão/Coordenação da Formação que preparará os seus colaboradores para as novas alterações através da formação contínua avançada.

Este serviço promoverá:

  • A definição da organização e estrutura interna;
  • Definição dos processos no desenvolvimento da formação;
  • Definição das metodologias de avaliação de resultados e de melhoria contínua;
  • Preparação da entidade para as auditorias externas de certificação.

<< Voltar     Proximo >>