A importância da informação na sociedade e nas organizações tem vindo a vindo a desempenhar um papel crescente na sua influência, quer seja em matérias relacionadas com as autonomias de países/regiões ou processos eleitorais, quer na gestão das organizações no apoio à tomada de decisão, particularmente em momentos de grande volatilidade e incerteza.
Os desafios que se colocam são muitos e crescentes competindo às organizações colocarem este tema nas suas prioridades, sob pena de poderem ser afetadas de forma séria e por vezes irreversível. Em 2018 o IAPMEI realizou um inquérito onde participaram mais de 1000 empresas e onde se realça o facto de menos de 10%, afirmava estar preparada para o desafio da segurança da informação.
Soma-se ainda o facto de, para além da segurança da sua informação de gestão, as organizações estarem confrontadas com a alteração na legislação relacionada com a proteção de dados pessoais (RGPD), que entrou em vigor em 2018, com impacto organizacional ao nível da gestão de recursos humanos, administração de sistemas, gestão da reputação, organização da informação ou adequação jurídica de cláusulas contratuais.
A aplicação do RGPD coloca nas organizações o peso da responsabilidade da proteção de dados e acrescenta previsivelmente obrigações que têm um impacto considerável nas suas operações. Paralelamente a ISO tem vindo, desde 2005, a colocar ao dispor das organizações requisitos para a gestão da segurança da informação, com a última grande revisão em 2013 com a publicação da ISO/IEC 27001:2013, sendo crescente o número de organizações já certificadas por esta norma.
Nesta edição da nossa newsletter abordamos este tema da segurança da informação em diferentes perspetivas, para as quais a XZ Consultores possui competências, com uma experiência de mais de 25 anos na consultoria de gestão. Contacte-nos para o podermos apoiar a encontrar a melhor solução.
Maria Augusta Ramos
Pedro Calheiros