Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal
A conciliação da vida profissional, familiar e pessoal é uma das prioridades estabelecidas pela Comissão Europeia no âmbito da igualdade entre homens e mulheres, existindo atualmente um grande enfoque neste tema a nível nacional.
Em 2016 foi publicada a norma portuguesa NP 4552 que define os requisitos para a implementação, manutenção e gestão de um sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal. Aplica-se a todas as organizações, públicas ou privadas, independentemente do tipo, dimensão, personalidade jurídica ou atividade, que pretendam demonstrar o seu compromisso com o objetivo da conciliação enquanto critério de gestão compatível com a sua estratégia e integrado nos seus processos.
Esta norma baseia-se em princípios e valores que visam melhorar o bem-estar, qualidade de vida e satisfação geral das partes interessadas em matérias de conciliação.
A NP 4552 requer a definição de metas, recursos, responsabilidades, riscos e oportunidades e processos de monitorização em termos de organização do trabalho, apoio profissional e desenvolvimento pessoal, e equipamentos, serviços e benefícios.
Domínios de Conciliação referidos na Norma:
Caso pretendam, as Organizações podem ainda consultar as orientações sobre o tema da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, descritas na NP 4522:2014 – Norma para Organizações Familiarmente Responsáveis.