Qualidade vs Lean

Muitas empresas e organizações de várias áreas e setores de atividade têm adotado as normas da série ISO 9001 de modo a, por um lado, demonstrarem aos seus clientes e partes interessadas, através da certificação, que são geridas com base em requisitos e princípios da qualidade e, por outro lado, tentando utilizar esses mesmos princípios para a melhoria dos seus processos e produtos ou serviços. A melhoria, a focalização no cliente, a gestão por processos e a liderança são alguns dos princípios mais conhecidos.

A utilização da certificação pela ISO 9001 como um argumento comercial é muito comum e, em alguns casos, podem resultar na implementação de sistemas de gestão que em nada aproveitam o esforço desenvolvido. Pode por exemplo ocorrer uma excessiva criação documental mas que por nem sempre se aproveita essa documentação para standardizar processos ou comunicar visualmente de forma mais eficaz. Podemos dizer que em alguns casos a forma assuma um papel mais relevante do que o conteúdo. Este problema está relacionado com a questão da certificação que, na prática, consiste em fazer submeter o Sistema de Gestão da Qualidade a auditoria.

O Lean e os princípios e filosofias associadas são, em tudo semelhantes aos preconizados na Gestão da Qualidade, incluindo os requisitos da ISO 9001. A melhoria contínua (PDCA), a eliminação dos desperdícios e o foco no cliente são princípios partilhados. A diferença tem sido sobretudo ao nível da abordagem e dos objetivos propostos inicialmente.

Uma organização que pretende uma abordagem Lean e que pretende obter efetivamente resultados focaliza-se na eliminação do desperdício e na criação de valor para o cliente. As ferramentas que normalmente estão associadas ao Lean são em tudo compatíveis com a Qualidade, podendo ser utilizadas para responder a ambos os modelos. A seguir apresentam-se alguns exemplos de como pode ser feita a conexão:

  • Quando os defeitos (não conformidades) são detetados, deve ser implementado um plano de ações corretivas;
  • O desperdício corresponde a custos que o cliente não está disposto a pagar (satisfação do cliente);
  • Materiais com transporte mais do que o necessário são suscetíveis de terem problemas de qualidade;
  • A procura constante pelo desperdício é o equivalente à procura pela eficácia e eficiência preconizada pela qualidade;
  • A Gestão da Qualidade não é mais do que a aplicação de boas práticas de gestão e que podem consistir na aplicação de 5S, Kanban ou outras ferramentas;
  • A definição de indicadores de desempenho dos processos e a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade são compatíveis com a necessidade de definição de métricas pelo Lean Management.

Desta forma, podemos concluir que, na sua essência, implementar a Qualidade ou o Lean Management consiste na aplicação dos mesmos conceitos-chave, apesar de em termos de abordagem e metodologia de implementação poderem apresentar diferenças que poderão levar também à obtenção de resultados diferentes.

José Mota, Consultor
XZ Consultores, SA

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