O mercado, cada vez mais competitivo, tem pressionado as organizações a atualizarem rapidamente os seus processos.
Esta necessidade de mudança, ou poder-se-á dizer, de adaptação aos condicionalismos atuais tem-se repercutido na crescente evolução das metodologias de gestão das organizações, motivada pela necessidade de se apresentarem ao mercado produtos com melhor qualidade, a preços relativamente mais baixos e com prazos de entrega cada vez mais curtos.
Assim as organizações têm sido forçadas a procurar soluções que lhes permitam superar as adversidades, combatendo a redução nas margens de lucros e respondendo às exigências impostas, pela via da otimização interna, através da redução dos custos operacionais e pela melhoria contínua dos seus processos.
Foi, consciente dessa imperiosa necessidade, que a Riox resolveu há cerca de 6 anos atrás, enveredar pela jornada Lean, um projeto que desde que se iniciou, nunca mais parou e que se foi estendendo de forma progressiva a todos os setores. A Riox – Indústrias Metaloeléctricas SA, é uma empresa fabril sediada em Vila Nova de Gaia, que se dedica à conceção e fabrico de pequenos eletrodomésticos e aparelhos de ventilação industrial. A maior parte dos produtos fabricados na Riox, mais de 80 % do total do seu fabrico, são exportados, principalmente para grandes empresas europeias líderes nos seus respetivos mercados.
Iniciou-se assim um projeto de implementação de metodologias Lean com o objetivo de colmatar os problemas como a falta de espaço, redução de stocks e melhoria da qualidade. Seguiram-se as habituais metodologias internas tais como, Workshops, formação de equipas, metodologias de resolução de problemas, entre outras, para a identificação e obtenção de uma compreensão global dos processos como meio imprescindível da estruturação de planos de ações sempre com um objetivo em mente: o da melhoria contínua.
Os estudos dos processos foram sempre feitos em equipa e com todos os intervenientes no processo produtivo.
As constatações que se fizeram foram importantes para se identificarem soluções de melhoria e projetarem postos de trabalho eficientes, livres de desperdício. O método de abastecimento do armazém foi otimizado, as distâncias percorridas com os transportes tiveram reduções significativas, assim como a própria área de montagem que depois de reconfigurada, viu-se reduzida em mais de 50%. O stock intermédio na montagem dos motores também foi reduzido em mais de 50% e foi ainda possível libertar quase 2 recursos humanos do processo, para poderem ser afetos a outras atividades de valor acrescentado.
Para uma boa aceitação e sedimentação dos princípios e ferramentas do Lean e dos novos métodos de trabalho, foi fundamental o envolvimento das pessoas. A aplicação das ferramentas foi feita no terreno pela equipa, que entusiasticamente mostrou-se empenhada e contribuiu com ideias na melhoria do processo.
O corolário de todo este trabalho pode-se resumir numa constante e sedimentada aumento de eficiência com tradução direta no sustentável crescimento das vendas. Coma “descoberta” de novos horizontes a empresa conseguiu ainda a noção de quanto tem para melhorar e otimizar os seus processos tornando-se uma das mais eficientes a operar no seu segmento de mercado.
Rúben Eira| Eduardo Campos Ferreira, Consultores LM
Departamento de Lean Management da XZ Consultores, SA