Metodologias LEAN (aplicadas a diversos setores de atividade)
Indústria e Manutenção, Logística e Grande Comércio, Saúde e Laboratórios, Serviços, Restauração e Turismo
Objetivos
Conhecimento da implementação da filosofia de gestão de tempos;
Conhecimento da implementação da filosofia de gestão de tempos, espaço e operações na estratégia de atuação da organização;
Conhecimento das ferramentas LEAN aplicáveis aos cenários:
da indústria e manutenção
da logística e grande comércio
da restauração
da saúde e laboratórios
do turismo
dos serviços.
Conteúdos Programáticos
Acompanhamento da aplicação das ferramentas: técnicas, equipas auditoras, reportes de evidências (Kaizen Roadmap).
Análise da evolução da gestão das atividades de planeamento, controlo e gestão das atividades de:
turismo: fornecedores e logística, serviço ao cliente, serviços de suporte (lavandaria, limpeza, restauração, informática, consumíveis, transporte) e manutenção;
restauração: fornecedores, armazém e logística, serviço ao cliente, serviços de suporte (lavandaria, informática, limpeza, análises), manutenção e expedição;
serviços: fornecedores, serviço ao cliente, serviços de suporte (informática, consumíveis, transportes) e manutenção;
saúde e laboratórios: fornecedores, armazém, logística, serviço ao cliente, serviços de suporte (lavandaria, central de compras, limpeza, contratação);
logística e grande comércio: fornecedores, armazém e logística e serviço ao cliente atividades industriais: fornecedores, armazém e logística, produção, manutenção e expedição.
Conceitos inerentes às ferramentas LEAN e KAIZEN e a sua aplicabilidade:
no turismo
na restauração
nos serviços
na saúde e laboratórios
na logística e grande comércio
na indústria e manutenção.
Identificação e análise dos elementos das metodologias: VSM/Diagramas de cadeia de valor; 5S’; SixSigma; FMEA; Histogramas; Pareto; Gráficos de Controlo; Brainstorming; Diagramas Causa-Efeito; SMED; KANBAN; Gemba Kaizen.