Setor Agroalimentar [SA]

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS

+ Modo de Produção Biológico

+ Produção Integrada

+ Global GAP

+ NP EN ISO 22000


A implementação e certificação de gestão e de boas práticas agrícolas no setor agroalimentar, apresenta-se cada vez mais, como um cartão-de-visita, especialmente nos mercados externos.

 

Modo de Produção BiológicoModo de Produção Biológico

A produção biológica é um sistema de gestão das explorações agrícolas e de produção de géneros alimentícios, que promove o cumprimento das  boas práticas ambientais, um elevado nível de biodiversidade e a preservação dos recursos naturais.

A União Europeia definiu o quadro legal para todos os níveis de produção, distribuição, controlo e rotulagem de produtos biológicos que podem ser disponibilizados e comercializados na EU (Regulamentos (CE) nº 834/2007 e 889/2008 e suas alterações)


Benefícios:

  • O reconhecimento externo do cumprimento das boas práticas de sustentabilidade;
  • Garantia da disponibilização e comercialização de produtos de elevada qualidade (sem aplicação de pesticidas nem adubos químicos de síntese, ou uso de organismos geneticamente modificados) das melhores práticas ambientais no cultivo;
  • Abertura de novos mercados e clientes, mais exigentes, apresentando-se como uma vantagem competitiva;


Produção IntegradaProdução Integrada

A produção integrada é um sistema agrícola de produção de produtos agrícolas e géneros alimentícios de qualidade, baseado em boas práticas agrícolas, com a utilização e gestão racional dos recursos naturais,  privilegiando a utilização dos mecanismos de regulação natural em substituição de fatores de produção, contribuindo, para uma agricultura sustentável.

Decreto-Lei n.º 256/2009, de 24 de setembro (e suas alterações), estabelece os princípios e orientações para a prática da proteção integrada e produção integrada, bem como o regime das normas técnicas aplicáveis à proteção integrada.


Benefícios:

  • Reconhecimento por terceiros da preservação dos recursos naturais, nomeadamente biodiversidade, solo e água;
  • Minimiza e otimiza a utilização de agroquímicos;
  • Uma maior facilidade de acesso ao mercado e a apoios comunitários das medidas para a fileira Agrícola;


Global GAP

Global GAP

O GLOBAL G.A.P. é protocolo de implementação voluntária de Boas Práticas Agrícolas, com um reconhecimento mundial,  que exige o cumprimento de medidas a nível de gestão da exploração, saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores, gestão de resíduos e poluentes, ambiente e conservação.

A implementação e certificação deste referencial, assegura que os produtos alimentares são seguros e cultivados ou criados de maneira sustentável, cujos resultados são a minimização dos impactos ambientais negativos das operações agrícolas, a redução do uso de químicos e uma abordagem responsável à saúde e segurança do colaborador, tal como o bem-estar animal.


Benefícios

A certificação GlobalGAP permite-lhe:

  • Demonstra o comprometimento da exploração em produzir e disponibilizar alimentos seguros;
  • Aceder aos mercados internos e de exportação mais exigentes, promovendo a confiança do consumidor e do cliente;
  • Melhorar a organização interna da sua exploração


NP EN ISO 22000SA 22000

A norma ISO 22000 – Sistema de Gestão da Segurança Alimentar, é um sistema de gestão, baseado nos  princípios do HACCP do Codex Alimentarius, internacionalmente reconhecidos.

O foco  deste referencial é a segurança alimentar em todas as etapas da cadeia de fornecimento.

No entanto, apesar dos aspetos abordados serem unicamente relacionados com a segurança alimentar esta norma propõe que a metodologia utilizada seja adotada também para tratar de questões éticas e de consciencialização dos consumidores.

A implementação e certificação deste referencial, evidencia ao mercado, que a organização tem um sistema de segurança alimentar com capacidade de disponibilizar produtos seguros, produtos seguros para o consumidor, quando usados segundo a utilização prevista,  asseguram a sua conformidade legal e regulamentar.


Benefícios

  • Aumento da confiança dos clientes e consumidores, pela adoção de padrões elevados de conformidade alimentar.
  • Otimização da gestão dos recursos e melhoria da eficiência na produção de alimentos seguros;
  • Melhoria no planeamento e aumento da produtividade;
  • Aumento da confiança do consumidor final e do cliente nos produtos;

 

A nossa experiência é uma mais valia para si.

Queremos ser o seu parceiro!

Formulário de Contacto