Pegada de Carbono: Benefícios e Constrangimentos

A Pegada de Carbono é um indicador ambiental que se baseia na contabilização das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) derivadas da atividade de uma organização ou associadas a um produto ou projeto.

Os processos de cálculo da Pegada de Carbono têm várias fases:

Figura 1: Esquema fases do Cálculo da Pegada de Carbono

Existem 3 âmbitos para o cálculo da Pegada de Carbono, que incluem diferente níveis das emissões produzidas durante a cadeia de valor:

Âmbito 1 – Emissões diretas (combustão móvel, combustão estacionária, emissões fugitivas, emissões de reações químicas);

Âmbito 2 – Emissões indiretas (derivadas da produção da energia consumida);

Âmbito 3 – Emissões indiretas (derivadas das atividades ao longo de toda a cadeia de valor).

A descarbonização é cada vez mais um tópico discutido, sendo um dos primeiros passos saber a situação atual de cada organização, ter noção da Pegada de Carbono é um ótimo passo para começar, ou reforçar, a consciencialização ambiental. Para além disso existem vários outros benefícios:

  • Gestão de riscos e identificação de oportunidades de redução de emissões de GEE;
  • Participação em programas voluntários, assim como obrigatórios, de redução de emissões de GEE;
  • Participação em mercados de carbono;
  • Reconhecimento para ação voluntária antecipada e preparação para ação quando esta se tornar obrigatória;
  • Resposta a requisitos de clientes, a nível nacional e internacional, aumentando a competitividade;
  • Suportar a comunicação do desempenho ambiental da organização, demonstrando o compromisso com a sociedade, no conhecimento e gestão dos impactos das atividades desenvolvidas.

Nos referenciais de cálculo mais frequentemente utilizados os dados recolhidos têm que ter por base certos princípios, a sua relevância, integridade, consistência, veracidade e transparência. Derivado destes princípios a utilização de dados recolhidos de forma direta tornam-se os mais adequados.

No entanto, um dos principais constrangimentos associados ao cálculo da Pegada de Carbono é mesmo a recolha desses dados. Alguns, já associados a outras medidas são inerentemente medidos por uma organização, porém, existem certas lacunas na informação que tornam o cálculo um pouco mais complexo.  Nestas situações podemos recorrer a estimativas, muitas destas baseadas em informações disponíveis em bases de dados.

As bases de dados internacionais, são por vezes um pouco difíceis de trabalhar, sendo uma aglomeração de informação bastante vasta e complexa. Desta forma, para a simplificação de processamento e tratamento da informação são utilizados softwares, que permitem um acesso sistematizado a variadas bases de dados que asseguram o acesso a informações que não estão disponíveis no inventário da Organização.

A XZ Consultores está disponível para o apoiar na medição da Pegada de Carbono, da sua Organização e dos seus produtos e no desenvolvimento de estratégias para a sua mitigação.

Solicite-nos uma proposta ou uma reunião de trabalho.

Bibliografia:

Greenhouse Gas Protocol. Corporate Standard: https://ghgprotocol.org/corporate-standard

 

 

Marta Caetano

Maria Augusta Ramos

XZ Consultores | Sustentabilidade Ambiental

<< Voltar