News // XZ Inbalance – Gestão dos Riscos

Num contexto em que os efeitos da situação pandémica exacerbaram as situações de stresse, de depressão, ansiedade e burnout, torna-se urgente falar em saúde mental e bem-estar. Só criando condições para a promoção destes dois “estados” é que será possível falarmos em Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações.

Se estas problemáticas já eram a segundo problema de saúde relacionado com o trabalho mais frequentemente reportado na UE segundo a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, certamente este problema tornou-se maior com todas as pressões que foram geradas pela situação pandémica, não só em meio profissional, mas também pessoal, familiar e social.

Os efeitos destas problemáticas geram custos a todos os níveis e para todas as partes envolvidas, incluindo o empregador. Estes refletem-se na descida dos níveis de produtividade, aumento de conflitos, aumento dos dias de ausência no trabalho, entre outros, gerando um ambiente de trabalho instável, tenso e difícil de gerir. Este cenário releva a importância da avaliação dos riscos psicossociais e da sua gestão nas organizações.

É uma atividade que deverá ser sustentada num processo credível e sustentável, na medida em que carece de monitorização e ação – para reduzir o nível de risco e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, da saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Com este propósito, há já alguns anos (sem vislumbrar os desafios (atuais) com que nos íamos deparar!), identificamos a necessidade das organizações implementarem estes processos de uma forma que lhes permitisse identificar, tratar e acompanhar de forma simples os diferentes fatores de risco psicossocial, em intervalos regulares, e sustentada por resultados sistematizados e planos de ação pré-configurados que auxiliassem na análise e implementação.

Desta forma surgiu o Inbalance, uma aplicação de avaliação dos riscos psicossociais, ergonómicos, biológicos e químicos em contexto de trabalho, que consiste na utilização de questionários apresentados em suporte digital, cujas respostas permitirão identificar o nível de risco e as dimensões e departamentos/áreas/atividades para as quais a Organização deve endereçar especial atenção no sentido de minimizar, e idealmente mitigar, os riscos que interferem com um ambiente de trabalho saudável.

O propósito com esta aplicação é o de contribuir para organizações mais resilientes e capazes de lidarem com os desafios atuais e futuros bem como melhorar as condições de trabalho, o incremento da sua segurança, a redução dos acidentes de trabalho e a minimização das doenças profissionais.

Emília Costa
Consultora, XZ Consultores, SA

 

 

<< Voltar