Norma ISO 9001 – possíveis alterações

A qualidade controla-se depois garante-se e por fim consegue-se gerir.

O controlo da qualidade é algo que provavelmente existe de forma documentada há 80 anos, motivado pelo desenvolvimento bélico da Alemanha e depois dos Estados Unidos da América.

No entanto, assim que o desenvolvimento tecnológico começou a ser exponencial, rapidamente que a preocupações com a qualidade passaram da garantia de cumprimento de requisitos de produto, para a gestão, passaram da preocupação em cumprir os requisitos definidos para a necessidade, para a determinação, para a prioridade em cumprir os requisitos de todos os interessados.

Será pois “Qualidade” o conjunto de atributos e características de uma entidade ou produto que determinam a sua aptidão para satisfazer necessidades e expectativas da sociedade (DL 140/2004).

A identificação das necessidades e expectativas de todos, permitem identificar a Qualidade desejada, a que queremos atingir, bem como melhorar continuamente.

A procura da gestão da gestão da qualidade e sua melhoria é algo que sabemos quando começa mas é também algo que esperamos ter sempre nos nossos horizontes.

A importância da documentação de sistema de gestão para a concretização da Qualidade é algo que não merece qualquer dúvida ou hesitação. A forma, metodologia ou importância a que se dá a esse formalismo da documentação é que já tem motivado algumas análises, discussões, …

A norma conhecida por ISO 9001, é certamente que uma das normas mais conhecidas e comentadas de sempre, existe há 25 anos e é essencialmente uma Norma com boas práticas de documentação de sistemas de gestão da qualidade. Elaborada com vista a permitir o reconhecimento por terceiros, contém um conjunto de requisitos que devem constituir a base da gestão da qualidade de um bem ou serviço.

Esta norma que já foi revista diversas vezes, está novamente a preparar-se para cimentar a sua posição, como a norma mais falada em todo o mundo.

Nos finais de 2015 teremos a quinta versão da ISO 9001 e certamente diferente de todas as outras … mas será a qualidade muda, que a metodologia de controlo da qualidade, de garantir a qualidade, de gerir a qualidade, terá de ser diferente. Não me parece.

Teremos certamente, e já o sabemos, uma proposta de estrutura documental completamente diferente, alguns requisitos novos (práticas que terão de ser adicionadas aos sistemas existentes) mas temos essencialmente, a procura de que a consciencialização para a qualidade, para o cumprimento de requisitos seja eficaz em toda a organização.

Não sei se é o “fazer bem à primeira” ou a “qualidade em primeiro lugar” mas não duvido que temos que evitar a ocorrência de não conformidades e portanto temos que avaliar os parâmetros que caracterizam as diversas ocorrências e definir as medidas operacionais necessárias para que as não conformidades não existam.


José João Cordeiro
XZ Consultores, SA

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