“A Avaliação de Desempenho não é um fim em si mesma, mas uma ferramenta, um meio para melhorar os resultados do desempenho e proporcionar condições e oportunidades de crescimento profissional e de participação pessoal…”
(Chiavenato, 1994)
A avaliação de desempenho pode ser considerada um instrumento fundamental que contribui fortemente para uma mudança de atitude e desenvolvimento das pessoas, levando as organizações a uma melhoria de qualidade, a todos os níveis, da prestação de serviços. Por esse motivo, as Instituições Particulares de Solidariedade Social estão cada vez mais atentas a este facto. A existência de um sistema de avaliação e respetivo modelo de retribuição são um estímulo ao desenvolvimento pessoal. Por sua vez, o acompanhamento dos resultados obtidos contribui para um ambiente de melhoria contínua que favorece tanto o colaborador como a instituição, através do diálogo e do feedback.
No entanto, o sistema de avaliação encontra variados entraves, nomeadamente na atitude das chefias que não se empenham o suficiente no acompanhamento e feedback regular ao colaborador, sobre a sua melhoria contínua. Este processo depara-se, ainda, com várias resistências tanto por parte do avaliador como do avaliado. O avaliador, por receio de criar conflitos e de identificar discrepâncias entre os colaboradores ou porque não está em perfeito acordo com os critérios a aplicar. Quanto aos avaliados existe também o medo da exposição à diferenciação perante os colegas ou por não perceberem que a avaliação deve ser um estímulo à melhoria do desempenho e que, portanto, todos devem estar envolvidos. Sabendo que a eficácia de uma organização depende do desempenho dos seus colaboradores, buscamos cada vez mais mecanismos que possam contribuir para esse efeito. Nesse sentido, a avaliação de desempenho tem-se mostrado uma ferramenta indispensável e de máxima importância para auxiliar nesse processo. Em suma, devemos ter consciência que a essência do processo da avaliação de desempenho tem um objetivo final que é o de prestar um serviço de excelência aos utentes e não apenas a introdução de um processo de retribuição ao mérito individual.
Neste contexto, a XZ Consultores, tentando dar resposta a esta necessidade de melhoria contínua das organizações, mais ajustadas às exigências da sociedade atual, expandiu a sua área de intervenção à consultoria dos Recursos Humanos, intervindo não só na avaliação do desempenho, mas também na gestão de carreiras, da motivação e da comunicação interna, avaliação da satisfação de clientes pela intervenção como Cliente Mistério, entre outros.
Carmo Vicente, Consultora e responsável RH // XZ Consultores