Gerir Competências Internas

Hoje as Organizações têm formas de trabalhar as competências das pessoas que nelas trabalham por forma a melhorarem a resiliência, a capacidade de automotivação, incrementar a confiança e tornar as organizações mais positivas, criadoras e proactivas. pois segundo Tombaugh, “Aprendemos melhor, e somos capazes de melhorar o nosso desempenho, quando nos focalizamos mais nos nossos sucessos do que nos nossos erros.”

Hoje urge dotar os colaboradores das competências necessárias a vencer na adversidade, e de as tornar e para isso compete aos líderes ser parte ativa neste processo.

Para isso propomos uma abordagem com base em 4 pilares:

1º Esperança:

  • Objetivos SMART (Specific; Measurable; Achievable/Agreed; Relevant; Timebound);
  • Fracionar objetivos mais amplos em objetivos (ir celebrando pequenas vitórias);
  • Transmitir expectativas de elevado desempenho;
  • Fomentar a participação —> desenvolvimento;
  • Preparar pessoas para eventos importantes, e ajudá-las a desenvolver planos de contingência;
  • Ajudar colaboradores a redefinir objetivos quando os anteriores se revelam inacessíveis.

2º Otimismo

  • Evitar “chorar sobre leite derramado”;
  • Perdoar os erros – e lembrar;
  • Erros como oportunidades para a aprendizagem;
  • Identificar oportunidades – e focalizar-se nelas;
  • Promover otimismo realista, responsável;
  • Fomentar a participação.

3º Resiliência

  • Melhoria dos níveis de formação/educação;
  • Melhoria das condições de empregabilidade;
  • Políticas de conciliação trabalho-família;
  • Serviços de saúde e bem-estar;
  • Medidas de prevenção de consumo de álcool e drogas;
  • Medidas de prevenção e combate ao stresse.

4º Liderança autêntica

  • Dão o exemplo;
  • Promovem transparência, confiança e integridade;
  • Detentores de elevado capital psicológico;
  • Expressam o que pensam e atuam de forma consistente;
  • São verdadeiros consigo próprios e com os outros;
  • Promovem desenvolvimento dos colaboradores;

Ajude as pessoas a melhorar o próprio desempenho, tornando-as mais competentes e veja a sua Instituição a transformar-se numa Organização mais eficiente.

 

Pedro Calheiros

Pedro Calheiros, consultor // XZ Consultores

 

<< Voltar