Gerir Competências Internas
Hoje as Organizações têm formas de trabalhar as competências das pessoas que nelas trabalham por forma a melhorarem a resiliência, a capacidade de automotivação, incrementar a confiança e tornar as organizações mais positivas, criadoras e proactivas. pois segundo Tombaugh, “Aprendemos melhor, e somos capazes de melhorar o nosso desempenho, quando nos focalizamos mais nos nossos sucessos do que nos nossos erros.”
Hoje urge dotar os colaboradores das competências necessárias a vencer na adversidade, e de as tornar e para isso compete aos líderes ser parte ativa neste processo.
Para isso propomos uma abordagem com base em 4 pilares:
1º Esperança:
- Objetivos SMART (Specific; Measurable; Achievable/Agreed; Relevant; Timebound);
- Fracionar objetivos mais amplos em objetivos (ir celebrando pequenas vitórias);
- Transmitir expectativas de elevado desempenho;
- Fomentar a participação —> desenvolvimento;
- Preparar pessoas para eventos importantes, e ajudá-las a desenvolver planos de contingência;
- Ajudar colaboradores a redefinir objetivos quando os anteriores se revelam inacessíveis.
2º Otimismo
- Evitar “chorar sobre leite derramado”;
- Perdoar os erros – e lembrar;
- Erros como oportunidades para a aprendizagem;
- Identificar oportunidades – e focalizar-se nelas;
- Promover otimismo realista, responsável;
- Fomentar a participação.
3º Resiliência
- Melhoria dos níveis de formação/educação;
- Melhoria das condições de empregabilidade;
- Políticas de conciliação trabalho-família;
- Serviços de saúde e bem-estar;
- Medidas de prevenção de consumo de álcool e drogas;
- Medidas de prevenção e combate ao stresse.
4º Liderança autêntica
- Dão o exemplo;
- Promovem transparência, confiança e integridade;
- Detentores de elevado capital psicológico;
- Expressam o que pensam e atuam de forma consistente;
- São verdadeiros consigo próprios e com os outros;
- Promovem desenvolvimento dos colaboradores;
Ajude as pessoas a melhorar o próprio desempenho, tornando-as mais competentes e veja a sua Instituição a transformar-se numa Organização mais eficiente.

Pedro Calheiros, consultor // XZ Consultores
<< Voltar