O sucesso de toda e qualquer organização está inegavelmente dependente da sua capacidade para melhorar continuamente a resposta a uma envolvente que se altera radical e rapidamente, em se antecipar, ou pelo menos responder, às novas necessidades e expectativas dos clientes, em otimizar os recursos que utiliza nas operações que realiza, … A questão que se coloca é como concretizar este propósito, que instrumentos utilizar para assegurar a melhoria contínua.
Obviamente que um dos instrumentos que poderá ser utilizado são as auditorias, na condição destas serem realizadas de uma forma competente, orientada para a melhoria continua, focalizada nos fatores fundamentais para a competitividade do negócio, participada de uma forma franca, aberta, e ativa pelos atores da organização e com um relatório que consolide informações estimulantes, indutoras de ações tendentes á melhoria continua.
O objetivo da intervenção dos auditores da XZ Consultores é promover uma melhoria da eficiência dos Sistemas de Gestão auditados e não apenas analisar a conformidade e a eficácia desses sistemas.
Avaliar a utilização do Sistema de Gestão, independentemente de nos referirmos ao Sistema de Gestão da Qualidade, ou do Ambiente, ou da Segurança, ou da Investigação, Desenvolvimento e Inovação ou da Responsabilidade social, …., como instrumento de gestão das atividades fundamentais para o sucesso da Organização, analisar a coerência das intenções enquadradas na politica com os fatores críticos do negócio, confirmar o alinhamento dos objetivos face as intenções materializadas na politica, …, constituem aspetos fundamentais analisados durante a auditoria.
A qualidade da gestão dos objetivos constituí obviamente uma peça fundamental no exercício de reflexão coletivo que marca o quadro da auditoria.
Na XZ Consultores acreditamos que o rigor, a robustez, a flexibilidade, a adesão do modelo de gestão dos objetivos, assim como a qualidade dos resultados constituem um vetor fundamental no processo de auditoria.
Contudo na qualidade de auditores não relegamos para um plano secundário a avaliação da capacidade do sistema auditado assegurar a conformidade dos produtos e serviços lançados no mercado.
Todos os Gestores devem ter em consideração o referido na secção “Generalidades” da ISO 9001 que refere o seguinte: “A adoção de um sistema de gestão da qualidade deverá ser uma decisão estratégica da organização. A conceção e a implementação do sistema de gestão da qualidade de uma organização são influenciadas:
Júlio Faceira Guedes
XZ Consultores, SA