Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal – Porquê?

Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal – Porquê?

A necessidade de conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal nasce das necessidades dos mercados, cada vez mais exigentes e em constante evolução.

Os desafios de outrora são diferentes dos de hoje, mas seja qual for o tempo em que nos encontremos, exige da nossa parte, enquanto pessoas e  profissionais, uma constante adaptação. Mas se o Mercado de Trabalho é mais exigente, as pessoas também estão mais exigentes.

Fruto do conhecimento da história - da luta (que se mantém) por uma equidade no género em relação às condições e progressão no trabalho, as oportunidades no acesso ao emprego, direito ao usufruto da Parentalidade – e das vivências de uma nova geração, os milenials, que têm acesso a condições que lhes permitem outras perspetivas sobre a importância do trabalho na sua vida pessoal, as pessoas também estão mais exigentes.

Hoje as organizações percebem melhor que para termos mais equilíbrio e sermos melhores profissionais, é importante estarmos bem na vida pessoal. E falar em vida pessoal é falar em vida familiar.

Se o foco são as competências para o trabalho, e partindo do pressuposto que esse é o principal fator de contratação, então a organização é responsável por remover as barreiras à concretização dessas competências e promover o contexto que permita o desenvolvimento do colaborador e os resultados pretendidos pela empresa.

A Gestão da Conciliação e a Responsabilidade Social

Trata-se, assim, não só de fazer valer direitos, mas promover responsabilidades entre as diferentes partes.

Daí o tema da conciliação estar na Agenda Europeia da Organização das Nações Unidas e fazer parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis para 2030. Ao promover a conciliação, as organizações promovem também estilos de vida saudáveis e sustentáveis, com base em políticas promotoras da saúde e bem-estar dos colaboradores, promovem também uma melhor gestão de recursos (por exemplo medidas para a gestão das deslocações). Uma cultura consistente com boas práticas de conciliação é um bom ponto de partida. Mas para alcançar resultados com impacto na sustentabilidade e qualidade de vida das populações, este tem que ser um objetivo comum e as linhas de orientação têm que ser uniformes e cada Estado-membro está a concretizar estratégias para a concretização desses objetivos. No âmbito da Estratégia da Nacional para a Igualdade e Não discriminação em Portugal (2018-20130) foi criado o Programa “3 em Linha” para a Conciliação da Vida Profissional, pessoal e familiar, a ser implementado em 2019, com base na implementação da NP 4552:2016 – Requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

Sistemas de Gestão da Conciliação

O fim máximo da implementação de um sistema de gestão da conciliação é assegurar um efetivo equilíbrio entre as necessidades dos colaboradores de uma empresa e os objetivos da organização. As normas de gestão da conciliação, através dos seus requisitos, ajudam a organização a identificar as necessidades, das suas pessoas, o nível de intervenção que pode ter e definir um plano de ação com vista a resultados que satisfaçam as partes e que, ao longo dos anos, permita um modelo de negócio efetivamente sustentável.

No âmbito da gestão da conciliação existem duas normas que as organizações poderão implementar: a efr – Empresas Familiarmente Responsáveis, norma internacional do esquema privado de certificação criado pela Fundación Másfamilia, com sede em Espanha, e a NP 4552 - NP 4552:2016 – Requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal, elaborada pela APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial e pelo Instituto Português da Qualidade.

A XZ Consultores é uma empresa qualificada para a avaliação, implementação de Sistemas de Gestão da Conciliação e formação no tema da Conciliação e poderá apoiar a sua empresa na identificação das necessidades de conciliação e na implementação de um programa que promova a conciliação e a concretização dos objetivos da sua empresa.

Emília Costa

Consultora em Gestão da Conciliação, XZ Consultores, SA

 

<< Voltar