A Guerra pelo Talento… Como podem as PMEs encarar esta luta?

O tema é antigo. Há mais de 20 anos um estudo pioneiro conduzido pela consultora americana Mckinsey & Company identificou a "guerra pelo talento" como o grande desafio estratégico das organizações.

A Gestão de Talento continua na ordem do dia, sendo tema central em diversos fóruns de recursos humanos e artigos da especialidade, a par do crescente reconhecimento da importância das pessoas no desempenho do negócio. Muitos gestores estão agora preocupados em reter, desenvolver e valorizar os seus profissionais.

Grandes empresas investem, por exemplo, no employer branding, desenvolvendo estratégias para motivar os seus colaborares através da promoção da empresa como local ideal para trabalhar.

E as PME? Que caminho devem seguir na Gestão do Talento?

1º - Reconhecer a proximidade com os colaboradores como ponto forte na Gestão de Talentos:

O sucesso de qualquer projeto de Gestão de Talento depende do seu alinhamento com os desafios da organização e os perfis individuais dos colaboradores. Neste cenário, empresas de menor dimensão podem estar em vantagem, graças à proximidade entre líderes e colaboradores.

As motivações de cada trabalhador são diferentes e uma pequena ou média empresa terá caminho facilitado na exploração das motivações individuais da sua equipa, aspeto fulcral na Gestão de Talentos.

Importantes são também a comunicação interna e a disseminação dos valores e cultura da organização. Estas ações são de fácil aplicação em empresas de menor dimensão, no entanto é crucial que sejam planeadas e estruturadas tal como nas grandes empresas.

O segredo está em atuar como uma empresa familiar e pensar como uma empresa global!

2º Saber o que motiva os colaboradores

É essencial perceber o que cada pessoa quer fazer, quais as suas motivações. Naturalmente a Gestão de Talentos não tem de responder a 100% das expectativas, mas as condições oferecidas devem estar alinhadas.

Para garantir o compromisso organizacional será determinante explorar fatores tão diversos como um bom ambiente interno, o reconhecimento e a confiança, as oportunidades de desenvolvimento, a identificação com o trabalho, o equilíbrio entre a vida profissional e familiar, o sistema de benefícios e recompensas, a equidade e segurança no trabalho, entre outros.

3º Solicitar apoio especializado

Os projetos de Desenvolvimento e Gestão de Talento terão de estar necessariamente articulados com as diferentes práticas de Recursos Humanos (Análise e Descrição de Função, Recrutamento e Seleção, Avaliação de Desempenho, Formação, Gestão de Carreiras, Comunicação Interna), criando assim condições para que os talentos queiram permanecer na organização.

A maioria das PME não dispõe de um departamento de Recursos Humanos formal e estruturado, dedicado à Gestão das Pessoas, daí muitas vezes ser sentida dificuldade no recrutamento e retenção de colaboradores.

Filipa Brandão

Departamento de Recursos Humanos da XZ Consultores, SA

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