Seminário Economia Social - Sustentabilidade e Perspetivas de Futuro |Testemunhos

Este seminário assume-se como mais um encontro de partilha e reflexão sobre o tema da Economia Social, relevando para primeiro plano o papel das Instituições, Associações e outras Organizações sociais. Apostando na coesão social, na inovação, no empreendedorismo, colocando ainda a tónica na qualidade, o Município pretende ouvir e refletir sobre boas práticas, prosseguindo a sua disseminação e generalização. Penso que este objetivo foi conseguido, sobretudo pela diversidade de perspetivas apresentadas. Importa sublinhar: as organizações existem e perduram e o seu papel intemporal é o suporte da sociedade nas mais diferentes áreas. Parabéns pela organização e qualidade do seminário.

Catarina Mendes

Município de Albergaria-a-Velha

Vereadora da Educação e Ação Social

Numa altura em que a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas IPSS do concelho de Albergaria-a-Velha tem o seu início ao abrigo do protocolo formalizado com o Município, o Seminário promovido pela XZ Consultores foi, sem dúvida, uma mais-valia na partilha de experiências e na constante aprendizagem que proporcionou através de intervenções muito claras e objetivas.

Um grande agradecimento à XZ pelo excelente trabalho.

Sara Amaral e Dalila Pinho

PRAVE | CLDS Integra’T

O Seminário de Economia Social - Sustentabilidade e Perspetivas de Futuro que decorreu no passado dia 31 de maio, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, apresentou-se como um momento privilegiado para as organizações. Entendendo-se que a sustentabilidade começa na capacidade de gestão dos dirigentes, foi possível apreender que a importância das organizações é muito superior ao que possamos pensar, sendo de extrema importância saber desenvolver e mobilizar uma série de estratégias e ferramentas de angariação de fundos.

Conceitos como “fundraising” e “crowdfunding” podem fazer a diferença na busca de financiamento alternativo e no caminho da sustentabilidade.

Por outro lado, os princípios e valores fundamentais, que sustentam a existência e legitimam o trabalho das organizações estão cada vez mais próximos da pessoa humana. Clientes e voluntários são diferentes faces de uma mesma moeda, cujo valor é inestimável.

O apelo à comunidade e à participação de todos na vida das organizações é determinante no seu desenvolvimento.

A clareza dos discursos apresentados e o domínio da palavra dos oradores, tornaram simples a transferência de conhecimentos relevantes na ótica das boas práticas em prol da sustentabilidade.

Paula Cristina Cavaco

Diretora Técnica APPACDM de Albergaria-a-Velha

Foi para mim foi uma honra poder partilhar com os participantes o caminho percorrido pela Delegação de Braga em busca da sustentabilidade. Aprendi muito mais que aquilo que partilhei, quer com os meus colegas da mesa quer com alguns participantes. Acho que o programa foi muito bem conseguido e quem participou deu o seu tempo por bem empregue.

David Rodrigues 

Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga


Gostaria de deixar o meu testemunho no sentido de enaltecer o excelente trabalho, profissionalismo e simpatia que demonstraram os elementos da organização. Quanto aos oradores presentes na mesa do referido seminário, foram cautelosamente escolhidos de forma a não tornar a Sessão monótona nem desprovida do sentido prático, que é normalmente o que encontramos.

Gostei particularmente do testemunho do Dr. David Rodrigues tendo-me cativado não só pelo seu poder comunicativo, postura, experiência no campo e apresentação do tema, não significando com isto que os outros eram inferiores, mas diferentes.

Agradeço o convite que me foi endereçado e estarei sempre disponível, para receber mais e mais do conhecimento que todos os outros me possam dar, principalmente na área Social e Comunicação. 

Bem-Haja.

Marlene Resende de Melo

Unidade de Apoio à Direção - Núcleo de Gestão do Cliente

Centro Distrital de Aveiro do Instituto da Segurança Social, I.P.

 


<< Voltar