Locais de trabalho seguros e saudáveis: a importância da atuação dos serviços de SST (Segurança e Saúde no Trabalho) na gestão do stresse e dos riscos psicossociais.
Por vezes, as organizações não dão a devida importância à atuação dos Técnicos de SST na gestão da segurança e saúde nos locais de trabalho, associando o seu trabalho a tarefas administrativas, de forma a dar cumprimento às obrigações legais. Porém, este tipo de filosofia é contraproducente! Gerir a segurança e saúde nos locais de trabalho de forma eficaz, trará benefícios para os trabalhadores, para a empresa e para a sociedade em geral.
Hoje em dia, vivemos num ritmo bastante acelerado, estando as empresas e os seus trabalhadores obrigados a trabalhar sob demasiada pressão para poderem cumprir os prazos. Tal facto, aumenta a probabilidade de erro nas tarefas executadas e, consequentemente, a ocorrência de acidentes de trabalho. Torna-se, portanto, fundamental (enquanto profissionais de SST) ajudar as empresas a identificarem os riscos associados à sua atividade, e geri-los em conformidade.
O stresse nos locais de trabalho surge quando o trabalhador deixa de ter capacidade para fazer face às exigências do emprego. Na maioria das vezes, as empresas e os trabalhadores consideram que isto se trata de uma falha individual. Todavia, o stresse relacionado com o trabalho é uma questão organizacional. Quando analisada a dimensão do problema, constata-se que 50 a 60% dos dias de trabalho perdidos, estão relacionados com o stresse e os riscos psicossociais nos locais de trabalho. O stresse nos locais de trabalho ocupa já o segundo lugar na lista de problemas de saúde relacionados com o trabalho, a seguir às lesões músculo-esqueléticas.
O tema da campanha 2014 – 2015, da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, foi a gestão do stresse e dos riscos psicossociais nos locais de trabalho.
A campanha foi organizada com o intuito de ajudar as empresas e os trabalhadores a identificar e gerir este problema. Na sequência desta e outras campanhas sobre esta temática, a XZ Consultores desenvolveu uma plataforma de avaliação de riscos, o InBalance, que, entre outros domínios, permite avaliar os riscos psicossociais nos locais de trabalho. Esta plataforma foi já implementada em várias entidades das quias destacamos o Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar e a Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez.
Um ano após o término da campanha e do início da implementação do InBalance – Riscos Psicossociais, podemos aferir que a preocupação por estes riscos, nomeadamente no 3º Setor e nas áreas da saúde, são cada vez maiores e compete-nos continuar a desenvolver esforços para que o rigor na avaliação e a experiência que vamos acumulando na criação de planos de ação adequados às entidades possam ser, cada vez mais, um critério diferenciador pelo positiva.
Gerir os riscos psicossociais de forma contínua e eficiente gera um ambiente de trabalho saudável no qual os trabalhadores se sentem valorizados e, consequentemente, melhoram o seu desempenho!
André Lima e Mariana Costa
Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho