Rótulo Ecológico: O que é e razões para aderir


O Regulamento (CE) nº 66/2010, do Parlamento e do Conselho, de 25 de Novembro de 2010, alterado pelo Regulamento (UE) nº 782/2013, de 14 de agosto de 2013, estabelece atualmente o sistema de atribuição do Rótulo Ecológico, que tem como principal objetivo promover os produtos suscetíveis de contribuir para a redução de impactes ambientais negativos, de forma a fomentar uma utilizrotulo_ecologicoação eficiente dos recursos e um elevado nível de proteção ambiental.

O Rótulo Ecológico permite que os consumidores europeus identifiquem facilmente os produtos ecológicos aprovados na União Europeia funcionando, assim, para os produtores como um fator de diferenciação no mercado, ao transmitirem aos seus clientes a mensagem de que respeitam o ambiente. Neste sentido, o Rótulo Ecológico é apenas atribuído a produtos ou serviços que obedeçam a determinados requisitos ambientais, com base na análise do ciclo de vida dos produtos.

Essa análise pode ser realizada em duas vertentes. No que se refere aos bens, a análise concentra-se na extração de matérias-primas, a produção, a distribuição (incluindo embalagem), a utilização, o destino final / reutilização / reciclagem, etc. Por outro lado, no que diz respeito aos serviços, atende à aquisição de bens para a prestação de serviços; a própria prestação de serviços, a gestão de resíduos daí resultantes, entre outros.

Durante o processo de atribuição do Rótulo Ecológico, os produtores analisam diversos aspetos ambientais associados aos produtos / serviços, tais como a qualidade do ar, a qualidade da água, a proteção dos solos, a redução da produção de resíduos e/ ou da sua perigosidade, a poupança de Energia, o consumo de Recursos Naturais, a prevenção do aquecimento do planeta / proteção da camada de ozono, o Ruído ambiental, a biodiversidade, etc.

Encontram-se, no entanto, excluídos os produtos alimentares, bebidas, produtos farmacêuticos e dispositivos médicos. O Rótulo Ecológico não pode, ainda, ser atribuído a substâncias ou preparações classificadas como perigosas no âmbito da Classificação, Rotulagem e Embalagem de Substâncias e Misturas, tais como muito tóxicas, tóxicas, perigosas para o ambiente, cancerígenas, tóxicas no que respeita à reprodução e mutagénicas.

Os critérios de atribuição do Rótulo Ecológico são estabelecidos por grupos de produtos, constituídos por bens ou serviços, que tenham finalidades similares e que sejam equivalentes em termos de utilização e de perceção pelos consumidores.

Obter o Rótulo Ecológico dos seus Produtos / Serviços contribui para a sustentabilidade ambiental da sua empresa e a XZ Consultores, S.A. pode ajudá-lo nesse processo.

Consulte-nos!

<< Voltar