A temática da sustentabilidade económica das organizações está claramente interrelacionada com sustentabilidade ambiental.
Este é um facto já intensamente debatido por diversas entidades internacionais, nacionais e outras de peso relevante, pois já foi possível concluir que a sustentabilidade das nações, e concomitantemente de todo o conjunto empresarial que as constituem, se encontra fortemente dependente da sua capacidade de produzir e comercializar bens e serviços, sem contudo destruir a fonte primordial dos seus recursos: o planeta Terra.
Na sua essência, a sustentabilidade ambiental encontra-se diretamente relacionada com o desenvolvimento económico e material das organizações, mas minimizando ou eliminando eventuais agressões no ambiente envolvente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles possam ser preservados para o futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
É cada vez mais imperioso reconhecer a necessidade incontornável de assumir uma postura ambientalmente responsável, consubstanciando esta decisão na definição e implementação de um conjunto de ações quotidianas, como por exemplo na exploração dos recursos minerais como o petróleo, o carvão, etc. de forma controlada, racionalizada e planeada.
Quais os benefícios para as Organizações?
De entre os principais benefícios para as Organizações Empresariais, destacamos:
Boas Práticas relacionadas a Sustentabilidade Ambiental - exemplos
As organizações que desejem adotar uma postura ambientalmente mais responsável e sustentável podem optar por implementar, por exemplo, uma das seguintes ações:
Desenvolvimento e sistematização de atitudes pessoais e empresariais orientadas para a Reciclagem de Resíduos Sólidos. Esta ação, além de gerar valor (económico) e diminuir a quantidade de lixo a depositar no solo (aterros sanitários), possibilita a diminuição do consumo de recursos naturais;
Apostar na utilização de fontes de energia limpas e renováveis (solar, eólica, geotérmica, hidráulica...) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, potencia a diminuição da poluição do ar;
Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia. Por outro lado, a optimização da produção pode passar pela redução dos desperdícios e de ações que não acrescentam qualquer valor à empresa e ao produto/serviço, por exemplo adotando e implementando ferramentas de gestão como o Lean Management.
Neste campo, as ações estão orientadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício, bem como a adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.
Ações orientadas para a exploração dos recursos vegetais, nomeadamente de florestas e matas, de forma controlada, garantindo a replantação sempre que necessário. Por outro lado, engloba a preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração económica, ou ainda ações que visem o incentivo da produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos.
Mais uma vez, a XZ Consultores, S.A. procurou identificar oportunamente aquelas que poderão vir a constituir necessidades para os seus clientes, pelo que criou uma nova área de intervenção na sua organização: Inovação Ambiental.
Esta área de intervenção engloba, entre outras, ações orientadas para a Gestão da energia e eficiência energética, a Gestão de resíduos, o Rótulo ecológico e o Turismo Sustentável.
Estamos disponíveis para o apoiar neste passo...