É o momento de credibilizar os Sistemas de Gestão da Qualidade

Vivemos uma oportunidade única para credibilizar os Sistemas de Gestão da Qualidade como um inegável instrumento de gestão, indutor de valor, alinhado com o negócio e com a evolução do mercado e utilizável na gestão dos fatores críticos para a sustentabilidade das organizações.

A ISO 9001: 2015 é um dos melhores instrumentos de gestão à disposição de toda e qualquer organização, interpretando-a como um sistema com vida, aberto, influenciado, e influenciador, de um ambiente no qual se situa, que procura permanente o equilíbrio, num contexto em permanente desequilíbrio, assumindo que a sua evolução é carregada de riscos e oportunidades, cuja resposta será mais eficaz se objeto de um planeamento flexível, mas proativo.

A ISO 9001: 2015 é obviamente menos prescritiva, tal como o é a sociedade dos nossos dias, mais comprometida com a sua capacidade de promover, e desenvolver, as competências dos profissionais, acreditando que num quadro comprometido com a melhoria, a conformidade do bem e/ou serviço é assegurada e consequentemente a satisfação das necessidades e expectativas de todas as partes interessadas.

A ISO 9001: 2015 reconhece que a satisfação do cliente constitui uma condição fundamental para assegurar a competitividade da organização, mas não despreza a relevância de compreender os requisitos dos trabalhadores, fornecedores, sociedade, …, os quais se não forem satisfeitos poderão comprometer algumas das capacidades da organização.

A ISO 9001: 2015 promove a construção de um modelo de gestão que seja capaz de assegurar a concretização dos objetivos estabelecidos, os quais devem ser definidos no quadro das intenções definidas na Politica da Qualidade, que deve estar alinhada com as intenções estratégicas.

A ISO 9001: 2015 privilegia dois pilares que marcarão os futuros modelões de gestão: a gestão das competências e a gestão do conhecimento.

A ISO 9001: 2015 continua a induzir muitas expectativas na sua capacidade de credibilizar os Sistemas de Gestão da Qualidade, de assegurar o seu alinhamento com a gestão do negócio e de induzir maior confiança aos clientes e mercado.

 

Júlio Faceira Guedes, Administrador da
XZ Consultores, SA

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