Vivemos uma oportunidade única para credibilizar os Sistemas de Gestão da Qualidade como um inegável instrumento de gestão, indutor de valor, alinhado com o negócio e com a evolução do mercado e utilizável na gestão dos fatores críticos para a sustentabilidade das organizações.
A ISO 9001: 2015 é um dos melhores instrumentos de gestão à disposição de toda e qualquer organização, interpretando-a como um sistema com vida, aberto, influenciado, e influenciador, de um ambiente no qual se situa, que procura permanente o equilíbrio, num contexto em permanente desequilíbrio, assumindo que a sua evolução é carregada de riscos e oportunidades, cuja resposta será mais eficaz se objeto de um planeamento flexível, mas proativo.
A ISO 9001: 2015 é obviamente menos prescritiva, tal como o é a sociedade dos nossos dias, mais comprometida com a sua capacidade de promover, e desenvolver, as competências dos profissionais, acreditando que num quadro comprometido com a melhoria, a conformidade do bem e/ou serviço é assegurada e consequentemente a satisfação das necessidades e expectativas de todas as partes interessadas.
A ISO 9001: 2015 reconhece que a satisfação do cliente constitui uma condição fundamental para assegurar a competitividade da organização, mas não despreza a relevância de compreender os requisitos dos trabalhadores, fornecedores, sociedade, …, os quais se não forem satisfeitos poderão comprometer algumas das capacidades da organização.
A ISO 9001: 2015 promove a construção de um modelo de gestão que seja capaz de assegurar a concretização dos objetivos estabelecidos, os quais devem ser definidos no quadro das intenções definidas na Politica da Qualidade, que deve estar alinhada com as intenções estratégicas.
A ISO 9001: 2015 privilegia dois pilares que marcarão os futuros modelões de gestão: a gestão das competências e a gestão do conhecimento.
A ISO 9001: 2015 continua a induzir muitas expectativas na sua capacidade de credibilizar os Sistemas de Gestão da Qualidade, de assegurar o seu alinhamento com a gestão do negócio e de induzir maior confiança aos clientes e mercado.
Júlio Faceira Guedes, Administrador da
XZ Consultores, SA