Monitorização de Vibrações: uma ferramenta eficiente na prevencao de acidentes e doenças profissionais
O corpo humano pode estar exposto a vibrações mecânicas com perturbação do bem estar, que podem provocar lesões irreversíveis e incapacidades nas pessoas expostas, configurando-se como doença profissional já reconhecida em Portugal e constante do Índice Nacional Codificado de Doenças Profissionais.
Tal como o ruído, as vibrações podem ser indesejáveis e perigosas, e degeneram muitas vezes em incapacidades permanentes, podem ser resumidos a:
• Complicações nos vasos sanguíneos e articulações;
• Diminuição da circulação sanguínea;
• Danos ao nível da epiderme;
• Afeções ao nível da coluna;
• Perturbações neurológicas;
• Perturbações musculares;
Nas atividades suscetíveis de apresentar riscos de exposição às vibrações, o empregador deve avaliar os respetivos níveis a que os trabalhadores se encontram expostos.
O Decreto-Lei n.º 46/2006 de 24 de Fevereiro de 2006, estabelece as prescrições mínimas de segurança e saúde respeitantes à exposição dos trabalhadores aos riscos devidos a vibrações mecânicas (mão-braço e corpo inteiro). Este diploma estabelece valores limite de exposição e valores de ação de exposição a vibrações transmitidas ao sistema mão-braço e ao corpo inteiro e determina um conjunto de medidas preventivas a aplicar sempre que sejam atingidos ou ultrapassados esses valores.
O Laboratório da XZ Consultores, XZLab, realiza os seguintes ensaios:
*Ensaios Acreditados pelo IPAC (Certificado LO373)
Raquel Ribeiro, Diretora Técnica
Departamento XZ Lab - XZ Consultores, SA
Solicite-nos uma reunião ou uma proposta de trabalho