Certificação EFR da XZ Consultores analisada em dissertação de mestrado

Logo efrNo passado dia 23 de abril, a aluna do Mestrado em Gestão da Universidade Portucalense, Elisabeth Oliveira apresentou a sua dissertação de Mestrado intitulada “Promoção dos Valores de Conciliação entre a Vida Profissional e a Vida Familiar”. Nesta tese de mestrado foi também apresentado e analisado o estudo de caso da XZ Consultores enquanto empresa certificada como Entidade Familiarmente Responsável (efr).

Realizamos uma breve entrevista com a aluna para identificar a importância deste estudo de caso para o seu projeto e enquanto informação que será disponibilizada à sociedade.

Quando surgiu este tema para o seu trabalho de dissertação, como viu o caso da XZ Consultores?

R:. Visto que sempre trabalhei e estudei, muitas vezes tive dificuldade em conciliar essas duas vertentes, não tinha tempo para os amigos, ou para estudar, tive que procurar métodos que ajudassem na conciliação. Por isso achei um tema muito interessante para desenvolver uma vez que eu própria fui vítima deste conflito. Mas falando especificamente da norma Entidade Familiarmente Responsável (efr), a ideia surgiu através do incentivo e apoio da Dra. Emília Costa, que despertou em mim o interesse por esta norma.

A XZ Consultores como sendo uma das 6 empresas certificadas por esta norma em Portugal, e por ser uma empresa de pequena dimensão não tive muitas dificuldades em analisar o processo de implementação desta norma. A empresa já tinha politicas alinhadas com os da efr e a confiança e dedicação que o Administrador tem como líder também facilitou muito na implementação. A empresa está sempre atenta as mudanças no mercado por isso vê a certificação efr não como um custo mas sim como um investimento a longo prazo.

As preocupações que a efr defende (conciliação da vida pessoal, familiar e profissional), reconheceu-as na análise da empresa?

R:. Sim, a efr defende sempre a flexibilidade nos horários de trabalho. A XZ Consultores tem políticas que facilitam os funcionários em conciliar os horários de trabalho com as atividades familiares, podendo trabalhar a partir de casa ou sair mais cedo e depois compensar, desde que cumpra o horário diário estipulado pela empresa. Também se preocupa com as necessidades dos seus colaboradores e dos seus clientes, aliás esta é a missão da empresa, conseguir uma maior satisfação dos seus clientes, colaboradores, fornecedores e acionistas.

Quais são os aspetos diferenciadores da XZ Consultores face a outras empresas que analisou?

R:. O facto de ser a única empresa com a certificação efr. E principalmente porque todos os trabalhadores podem beneficiar das medidas de conciliação introduzidas na empresa.

Que aprendizagens retira com este projeto e com o contributo da XZ Consultores?

R:. Aprendi muito sobre a norma efr (Entidade Familiarmente Responsável), que é uma norma muito interessante e que beneficia tanto as empresas como os colaboradores. Neste trabalho pude verificar que o leva a empresa a obter maior produtividade e maiores resultados é a satisfação, dedicação e motivação dos colaboradores e também ter um bom líder na empresa. Também pude verificar que esta norma pode ter custos e despesas associados, mas que os benefícios que traz a longo prazo compensa esses custos, seria vantajoso para as empresas implementarem esta norma. Quanto mais pesquisava esta norma adquiria sempre mais vontade de obter conhecimento e informações acerca da mesma.

Com a XZ Consultores, pude aprender que o maior triunfo que uma empresa pode obter é a confiança e dedicação do líder para com os trabalhadores, isto leva a que eles sintam inseridas nas atividades da empresa e continuam cada vez mais dedicados e satisfeitos. Agora para além de beneficiar desta conciliação T-F, a empresa também tem competências técnicas para ajudar na implementação de outras empresas.

A conclusão final é que gostei muito de analisar o processo de implementação nesta empresa, agradeço toda a informação e atenção disponibilizada e espero que mais empresas Portuguesas investam nesta norma!

Entrevista realizada por:

Emília Costa, Consultora efr
XZ Consultores, SA

<< Voltar