A XZ Consultores iniciou este ano uma intervenção estruturada e sistemática na avaliação de riscos com o produto Inbalance e os diferentes módulos que o compõe, nomeadamente o módulo de avaliação de riscos psicossociais.
Para tal está a ser fundamental a sua implementação em duas entidades de diferente natureza e serviços, o que nos permite também avaliar a adequação da ferramenta aos diferentes setores de atividade e, no futuro, criar ferramentas que respondam a necessidades específicas de cada um deles. Uma das entidades é do setor da saúde, o Hospital Dr. Francisco Zagalo, de Ovar e a outra Organização pertence ao setor público, o Município dos Arcos de Valdevez. Estas primeiras experiências permitiram-nos desde logo perceber como a constituição das Unidades Organizacionais é fundamental. Devendo estar, acima de tudo, salvaguardada a confidencialidade, as Unidades Organizacionais devem ser o mais aproximadas possíveis em termos de funções, tempo de trabalho, horários, níveis de autonomia, para que possamos fazer uma análise comparativa das condições de trabalho e o impacto em termos psicossociais. Esta análise irá ser importante para as medidas a propor e que a organização deverá implementar de acordo com as necessidades que emergirem nos diferentes postos de trabalho, funções e grupos profissionais.
Para além de apoio na definição do plano de medidas, os/as profissionais envolvidos/as na conceção do produto poderão apoiar as Organizações com Consultoria e sessões de Coaching com foco nas áreas mais suscetíveis de apresentarem riscos psicossociais.
É com isto em mente que nos propomos a abordar o mercado dos riscos psicossociais, assumindo este desafio de levar a inovação às Organizações que mais se preocupam com as pessoas, o bem-estar no trabalho e a realização pessoal e profissional.
Emília Costa, Consultora
XZ Consultores, SA