Sistemas de Gestão [SG]

SEGURANÇA

A identificação, avaliação e controlo de riscos relacionados com a saúde e segurança no trabalho constituem uma das principais preocupações dos Gestores, os quais reconhecem que o bem-estar dos seus colaboradores pode estimular uma melhor e maior mobilização, motivação e contributo para a concretização dos objetivos da organização.

A implementação e melhoria dos Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, pode ser efetuada com base nos requisitos expressos nas normas internacionais, OHSAS 18001, e respetiva correspondência a nível nacional através da NP 4397, com os seguintes propósitos:

  • Promover a adoção de um conjunto de Valores sustentados pela Prevenção e desenvolvimento de um ambiente de trabalho seguro e saudável;
  • Reduzir os riscos de acidentes e de doenças profissionais;
  • Minimizar o risco para os colaboradores e outras partes interessadas;
  • Melhorar o desempenho da organização;
  • Evidenciar o compromisso para o cumprimento da legislação aplicável;
  • Reduzir os custos (indemnizações, prémios de seguro, prejuízos resultantes de acidentes, dias de trabalho perdidos);
  • Melhorar a motivação, satisfação e mobilização dos colaboradores da organização.