Sistemas de Gestão [SG]

GESTÃO DAS ACESSIBILIDADES

O Sistema de Gestão da Acessibilidade Universal (SGAU) é um requisito fundamental para a participação ativa das pessoas com necessidades especiais na sociedade.

Certificar Acessibilidade é um ato voluntário, e tem como objetivo evidenciar que determinada organização pública e ou privada adiciona à cadeia dos produtos ou Serviços, o Valor da Acessibilidade.

É recomendável que todas as organizações tenham em conta as medidas necessárias para garantir a acessibilidade dos lugares, edifícios, estabelecimentos e instalações onde realiza a sua atividade, e dos bens e serviços que presta aos seus clientes, especialmente, para aquelas cujas atividades se realizam em envolventes com afluência de público ou para os que queiram fazer do local de trabalho um lugar acessível para todos, independentemente da sua idade ou necessidade especial.

Com esta marca, as organizações demonstram a sua capacidade para proporcionar uma envolvente acessível, cumprindo os requisitos DALCO:

  • Deambulação - ato de deslocar de um sítio para outro; 
  • Apreensão - a ação de conseguir fazer uma coisa; 
  • Localização - a ação de avaliar a localização de algo ou alguém;
  • Comunicação - ação de intercâmbio de comunicação para o desenvolvimento de uma atividade mantendo-se atualizadas e a par com o desenvolvimento tecnológico disponível.