Sistemas de Gestão [SG]

AUDITORIAS

Uma ferramenta de Gestão fundamental para o desenvolvimento sustentado das organizações

As auditorias, quer ao Sistema de Gestão da Qualidade, quer a qualquer outro sistema de gestão, constituem uma das ferramentas fundamentais não só para tornar a não qualidade, os disfuncionamentos, as perdas de produtividade, os inibidores de flexibilidade, ..., visíveis, mas também para consolidar as oportunidades de melhoria, aspetos fundamentais para o desenvolvimento sustentado das organizações.

Para tal os referenciais não se devem limitar às exigências normativas, incluindo as enquadradas na norma NP EN ISO 9004: 2000, mas incluir as Boas Práticas de Gestão e as orientações proporcionadas por outros referenciais de gestão orientados para a Excelência das organizações.

Questões tais como as seguintes devem proporcionar aos auditores e auditados um momento de reflexão, planeada e ponderada e, num clima de serenidade, contribua para o objetivo de toda e qualquer organização "Melhorar continuamente a sua competitividade":

  • A missão da organização está definida. Como foi comunicada? É compreendida?
  • A visão da organização está definida, comunicada e compreendida? É desdobrada em objetivos geridos?
  • Os líderes estimulam a delegação de responsabilidades e promovem o trabalho em equipa?
  • A organização identificou as suas vantagens competitivas atuais e futuras, assim como os fatores importantes para o seu sucesso?
  • A organização identificou entidades com as quais estabelece e promove relações de parceria?
  • Os líderes dedicam tempo a escutar ativamente os colaboradores da organização e reconhecem de forma sistemática o seu desempenho?
  • Os processos são coerentes com os fatores críticos de sucesso, com as expectativas de todas as partes interessadas, com a cultura e estrutura da organização, com as exigências dos clientes e com as especificidades dos produtos?
  • A eficiência dos processos é gerida?


A XZ Consultores, SA desenvolveu uma metodologia orientada para a realização destas auditorias, as quais são efetuadas por alguns dos seus consultores seniores.