Os desafios de segurança alimentar: A BRCGS Food Safety como solução para empresas do setor alime

A segurança alimentar tem uma importância crítica quando se opera na cadeia de fornecimento alimentar. Os operadores do setor alimentar já há muito estão conscientes para os desafios dos mercados atuais e têm cada vez mais aderido a processos de certificação que lhes garantam um elevado índice de qualidade e de segurança.

O esquema de Certificação pelas Normas BRC é considerado hoje uma referência internacional para qualificação de fornecedores de produtos e marcas em grandes lojas. É um esquema que estabeleceu uma série de padrões para ajudar as empresas a cumprir a legislação de segurança alimentar e fornecer diretrizes para o fabrico de produtos alimentares seguros e de qualidade. Estes padrões tornaram-se uma referência mundial de boas práticas na indústria alimentar e evoluíram para os referenciais BRC Global Standard for Food Safety reconhecidos internacionalmente.

A norma BRC exige elevados níveis de conformidade e o seu programa de certificação é amplo, incluindo o planeamento da segurança alimentar e o controlo de instalações e processos. É aplicável a qualquer processo de preparação, manuseio ou embalagem de alimentos onde haja risco de contaminação.

O programa é totalmente aprovado pela Global Food Safety Initiative (GFSI) e foi concebido para ser eficiente, reduzindo a necessidade de múltiplas auditorias e ajudando-o a melhorar os seus processos e a otimizar tempo e recursos.

José Mota

José Mota, Consultor

XZ Consultores, SA

<< Voltar