Na Fidelidade Assistance acreditamos que ter uma equipa de colaboradores felizes e motivados é o primeiro passo no caminho da prestação de um serviço de qualidade aos nossos clientes.
A conciliação entre a vida pessoal e profissional dos nossos colaboradores, tem sido uma preocupação constante por parte da gestão de topo da Fidelidade Assistance, apostando sistematicamente na implementação de medidas que permitam encontrar um ponto de equilíbrio.
Garantir a harmonia entre o lado pessoal e o lado profissional dos nossos colaboradores, contribuirá não só para uma equipa mais produtiva mas terá também um impacto positivo na sociedade em que estamos inseridos, melhorando a qualidade de vida dos colaboradores e suas famílias.
Em Janeiro de 2015, com o apoio da consultora certificada XZ Consultores, na pessoa da Dr.ª Emília Costa, iniciou-se o projeto de implementação dos requisitos obrigatórios pela norma EFR. Obtivemos um grande apoio da XZ Consultores principalmente com a elaboração das entrevistas presenciais e elaboração do relatório de diagnóstico, que foi a pedra basilar para iniciar a implementação de novas medidas, garantindo que as mesmas iriam ao encontro das necessidades dos nossos colaboradores.
As medidas efr, na prática, já se encontravam implementadas, pelo que o grande desafio sentido, no decorrer deste projeto, foi a compilação e descrição de todas as medidas efr já existentes na organização.
Foi um trabalho rigoroso e exaustivo que garantiu a identificação e registo de 112 medidas efr.
Sendo a Fidelidade Assistance uma empresa de laboração contínua tivemos de ser criativos na comunicação e divulgação do processo e das medidas a todos os colaboradores. Para além da sessão presencial de apresentação do projeto realizada em parceria com a XZ, apostámos na utilização da nossa intranet, em ações de formato e-learning e elaborámos uma publicação específica que foi entregue a todos os colaboradores.
As 112 medidas existentes na Fidelidade Assistance, de acordo com a norma EFR, agrupam-se em 5 grupos distintos, de onde destacamos as seguintes:
O processo foi bem apreendido por todos os colaboradores da organização. Destacamos positivamente a criação de canais de comunicação, específicos sobre matérias de conciliação, que permitiram construir uma ponte entre a gestão de topo e os colaboradores, dando-lhes desta forma uma voz ativa.
Neste momento existe um fórum de sugestões disponíveis a todos, espaço esse dedicado à apresentação de proposta de melhorias ao nível da conciliação e contamos avançar em 2016 com formação a todos os nossos colaboradores sobre a referida temática.
É com muita satisfação que verificamos já uma participação ativa dos nossos colaboradores, com a apresentação de sugestões válidas, que servirão de base para a continuação do processo, garantindo assim que as novas medidas que possam vir a surgir vão ao encontro das reais necessidades dos nossos colaboradores.
Acreditamos que esta será a forma de caminharmos juntos no caminho da excelência!
Rute Monteiro,Gabinete de Certificação e Qualidade
Fidelidade Assistance