Como o Coaching pode mudar a vida das organizações

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O QUE É O COACHING?

O Coaching é uma prática direcionada para a ação, com resultados surpreendentes, materializada na relação entre duas pessoas – o cliente de coaching e o coach – cuja meta é o desenvolvimento pessoal e profissional do cliente através de um processo consciente de mudança, autoconhecimento e superação.

A prática do coaching permite ao cliente utilizar toda a sua energia latente, ao olhar para o seu dia-a-dia e para si através de novas perspetivas, sobre si, as suas possibilidades, e o ambiente que o(a) rodeia.

O coaching não é um conjunto de convicções pré formatadas nem um sistema de valores. A prática do coaching visa a realização do potencial humano, e é destinado a pessoas e organizações que sentem que têm potencial latente por explorar.  

 

AS FERRAMENTAS DO COACHING

Um coach limita-se a fazer saber o cliente, sem margem para dúvidas, de que ele possui todos os recursos necessários para atingir as metas a que se propõe, e fá-lo através das diversas ferramentas que qualquer excelente coach possui:

  • A capacidade de escutar ativamente;
  • A capacidade de fazer perguntas poderosas que despoletam novas perspetivas e convocam recursos nunca explorados;
  • Uma sóbria capacidade de comunicar de forma direta e completamente honesta. Mesmo que não seja agradável de ouvir;
  • Capacidade de incutir persistência, resiliência, paciência, perseverança, sempre que estas capacidades sejam úteis;
  • Capacidade de organização, gestão do tempo, planeamento rigoroso;
  • Capacidade para ver – sempre – o lado luminoso dos seus clientes.

 

A QUEM SE DESTINA?

Existe uma interessante discussão sobre a existência de pessoas mais adequadas ao processo de coaching do que outras. Na verdade, é mais apropriado falar de momentos – e não pessoas – mais adequados para a prática do coaching.

Momentos em que o coaching se torna fundamental:

  • Quando se atravessa um período de intensas mudanças;
  • Quando se tem a forte convicção interior de que há algo mais para explorar mas não se sabe exatamente o quê;
  • Quando alguém sente que não está a utilizar todos os recursos internos disponíveis – Provavelmente, não está;
  • Quando se enfrentam processos muito exigentes – pessoais ou profissionais;
  • Quando alguém sente não estar não estar à altura dos próprios valores e capacidades, e isto se torna cada vez mais incómodo;
  • Quando os hábitos de adiamento e procrastinação de tarefas são a regra e não a exceção;
  • Quando se quer ser sempre melhor no que se é, no que se sente e no que se faz;
  • Quando alguém se quer conhecer melhor a si próprio (a);
  • Quando se quer mudar um comportamento ou forma de pensar específica;
  • Quando já se descobriu que a forma habitual de estar no mundo já não produz resultados satisfatórios, mas ainda não se sabe bem o que fazer a seguir.

 

RESULTADOS DO PROCESSO DE COACHING

Os resultados de um processo de coaching são na verdade os resultados do trabalho realizado pelo cliente. É impossível antecipar resultados concretos, uma vez que dependem da individualidade de cada cliente, mas alguns resultados genéricos podem e devem ser antecipados:

  • Sensação de “alegria de viver”
  • Mais energia, confiança, atitude positiva
  • Ordem, organização, sensação de que “as coisas, estão, finalmente, no seu sítio”
  • Constatação de que se assumiram as rédeas e as responsabilidades pelos próprios atos e resultados
  • Sensação de liberdade, leveza e tranquilidade
  • Autoconfiança incrementada
  • Vontade intensa de realizar, de fazer as coisas que sempre teve vontade de fazer
  • Capacidade de concretização
  • Maior confiança na expressão do “eu”
  • Profundo autoconhecimento
  • Melhoria na autoestima

 

COACHING NAS ORGANIZAÇÕES

A aplicação do coaching em organizações é cada vez mais comum e tem revelado resultados surpreendentes. A prática do coaching configura uma intervenção altamente personalizada entre os seus clientes, gerando transformações profundas, com implicações diretas no desempenho, produtividade e satisfação no trabalho, e, não menos, importante, no ambiente que os rodeia. Este fator torna-se mais importante quando os clientes de coaching ocupam cargos de liderança.

Existem momentos da vida das organizações em que uma intervenção em coaching pode fazer toda a diferença:

  • Processos de mudança organizacional;
  • Desenvolver um processo de autorreflexão organizacional, para uma maior e mais profícua integração entre indivíduos e organizações;
  • Aumentar a capacidade de análise, reflexão, criatividade, desempenho e produtividade dos colaboradores – nomeadamente líderes;
  • Desenvolver excelência entre os indivíduos;
  • Mudança de cargos, implementação de novas responsabilidades, desenvolvimento de novas competências;
  • Necessidade de desenvolvimento de novos produtos, incremento de inovação e criatividade;
  • Desenvolver lideranças, desenvolver efetividade dos líderes;
  • Ultrapassar momentos difíceis na organização;
  • Desenvolver interação entre departamentos;
  • Desenvolver produtividade e integração de equipas;
  • Comunicação difícil entre colaboradores/departamentos;
  • Qualquer momento em que exista a intenção de aumentar o desempenho, produtividade ou a satisfação no trabalho.

A implementação de um processo de coaching numa organização deverá produzir, entre outros, os seguintes resultados:

  • Aumento da satisfação no trabalho;
  • Aumento da produtividade;
  • Maior integração entre objetivos e valores pessoais e objetivos e valores organizacionais;
  • Comunicação mais clara, objetividade;
  • Incremento da sensibilidade e capacidade de leitra de situações e pessoas;
  • Aumento de criatividade e espírito crítico;
  • Maior capacidade de trabalho;
  • Pensamento positivo, aumento da resiliência e capacidade de resolver problemas;
  • Desenvolvimento acentuado de competências e capacidades latentes;

 

Os nossos serviços para organizações incluem sessões individuais para executivos/líderes, sessões individuais para quadros intermédios e/ou colaboradores, team coaching, ou formação em coaching.

O coaching é uma solução à medida, específica para cada empresa, e o tipo de intervenção depende de um diagnóstico inicial, bem como dos objetivos de cada organização.

Solicite-nos uma proposta ou uma reunião de trabalho!

 

Ricardo Vilaverde

@Coach/Consultor/Formador Soft Skils

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