Na ordem do dia: o inbalance

inbalance

Relembrando… (artigo publicado na newsletter  SHST n.º4  de 28 de Abril de 2013)

A XZ Consultores, SA presta serviços de Segurança e Higiene no Trabalho desde 1992.

Temos, portanto, uma vasta experiência neste âmbito. A nossa vontade de continuamente melhorar, a nossa motivação de criar ferramentas de execução mais simples, mas ao mesmo tempo mais eficazes, a nossa necessidade de cada vez mais dar novas soluções aos nossos clientes, levou-nos a criar uma ferramenta informática que conjugará cinco ferramentas de Avaliação de Riscos – riscos psicossociais, biológicos, químicos, ergonómicos e físicos, numa só plataforma (inbalance).

Um local de trabalho seguro significa que os riscos psicossociais, ergonómicos, químicos, físicos e biológicos estão controlados. Pode parecer simples, no entanto, garantir, para estas dimensões no posto de trabalho, que os postos de trabalho estão seguros, implica que, por um lado, que se despenda muito tempo nestas avaliações, que se recorra a entidades externas para o fazer (custos) e no final, o resultado, em maior parte dos casos, não apresenta soluções que resolvam os problemas identificados, e por outro não é fácil alinhar todos os problemas (não conformidades) e definir soluções (medidas preventivas) que deem resposta a todas estas questões em simultâneo.

A solução seria uma ferramenta única, que conseguisse avaliar o posto de trabalho em todas estas dimensões, permitindo concluir soluções em conjunto que posteriormente, em conjunto ou em separado, pudessem ser monitorizadas e ainda avaliada a eficácia de cada medida. Esta solução é o inbalance.

Esta solução poderá ser utilizável por Grandes, Médias e Pequenas Empresas independentemente do setor de atividade no qual se enquadram não só pelo Departamento de higiene, segurança e saúde no trabalho na medida em que a sua utilização responde diretamente às exigências legais de diversos diplomas europeus no âmbito da segurança, higiene e saúde no trabalho, mas também pelo Departamento de recursos humanos, na medida que facilmente podem avaliar a satisfação dos trabalhadores em determinados postos de trabalho bem como tornar mais eficaz a seleção profissional dos trabalhadores e pelo Departamento de produção, na medida em que melhora diretamente os índices de absentismo e melhora os índices de motivação, consequentemente os custos de produção são menores e cremos que a quantidade e qualidade de informação que conseguimos aglomerar com estas ferramentas reduz significativamente a quantidade de erros e permite resolver à primeira muitos problemas que possam surgir nomeadamente na construção e adaptação dos postos de trabalho.

No início tudo isto parecia uma utopia, mas com persistência e crer, chegamos à 1ª fase deste projeto, a divulgação do inbalancee apresentação da ferramenta de Avaliação de Riscos Psicossociais. Esta realizou-se na Porto Business School da Universidade Católica (Campus da Foz).

Brevemente surgirão novas novidades.

André Lima, Consultor de Segurança e Saúde no Trabalho
XZ Consultores, SA

<< Voltar